Associações parceiras

Análise do Disurso da América Latina
ADAL é uma associação de caráter científico, que visa a desenvolver uma rede de pesquisadores dedicados à análise do discurso da América Latina. Ela procura difundir as informações sobre esse tema, bem como realizar projetos em conjunto, tais como publicações e eventos científicos. A ADAL se interessa pelos discursos políticos em geral, considerando que os discursos da mídia e as diversas formas de comunicação política e pública estão neles implicados.

Associação Argentina de Retórica
A Associação Argentina de Retórica, www.aaretorica.org, foi criada em Buenos Aires em março de 2010 com os objetivos de contribuir ao intercâmbio acadêmico dos especialistas argentinos nos diversos ramos da Retórica, promover a construção de novos conhecimentos mediante o apoio das investigações nesse âmbito e estabelecer laços com a comunidade científica internacional. Publica a revista eletrônica Rétor, de periodicidade bianual: www.revistaretor.org. A Associação Argentina de Retórica faz parte da Associação Latino-Americana de Retórica, www.alretorica.org, também fundada em Buenos Aires em março de 2010.

Associação Latino-americana de Estudos do Discurso
A Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso – ALED – http://www.aledportal.com) foi fundada em Caracas, Venezuela, à ocasião do Primeiro Colóquio Latino-americano (Primer Coloquio Latinoamericano), realizado na cidade em fevereiro de 1995. A ALED tem como objetivos: promover o desenvolvimento científico de estudos do discurso na América Latina; favorecer a circulação do saber para confrontar as investigações na área; e articular Núcleos de Pesquisa para estimular a cooperação latino-americana, por meio do intercâmbio entre profissionais. Desde 2001, a associação publica a Revista Latino-americana de Estudos do Discurso (Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso – http://www.aledportal.com/revistaaled.html), criada com a meta de divulgar as pesquisas e reflexões dos sócios e amigos da ALED.