cleudemar[at]uol.com.br

Professor Associado do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia – Brasil

Sujet de la thèse (soutenue en avril 2001 à l’Université de São Paulo – USP) : INTERAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DISCURSIVA DO SEM-TERRA

Mots-clés : História ; Discurso ; Sem-Terra ; Memória ; Política

O estudo que ora se apresenta, a partir de uma (re)discussão dos estudos lingüísticos que abordam o discurso em funcionamento em processos socioideológicos e históricos, visa à explicitação da formação discursiva do Sem-Terra, processo resultante de transformações histórico-sociais brasileiras sofridas por esses sujeitos e apreendidas na/pela linguagem. A dimensão sociopolítica tomada pelos movimentos dos trabalhadores rurais Sem-Terra tem coloca esse sujeitos em inter-relação com grupos de apoio e grupos contrários (militantes oriundos de sindicatos, de religiões, de partidos políticos, e forças repressoras) inscritos em diferentes formações discursivas. Explicitamos, pois, os aspectos constitutivos desses discursos e desses sujeitos.

Publications :

  • FERNANDES, Cleudemar Aves. (Re) Tratos Discursivos do Sem-Terra. Uberlândia : EDUFU, 2007.
  • FERNANDES, Cleudemar Alves. « Deslocamentos sociais e formação discursiva do Sem-Terra ». Revista Biblos : Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra-Portugal, 2009.