
Qui sommes-nous? (fr) – Quiénes somos (es)
A ADAL nasceu após a realização do Colóquio Internacional Os discursos políticos na América Latina: filiações, polifonias, teatralidades, que ocorreu em fevereiro de 2009 na Universidade Paris-Est e, em seguida, na IHEAL. Embora, no primeiro momento, fosse uma rede informal de jovens pesquisadores, a iniciativa deu origem a jornadas de estudos, em junho de 2009 e em outubro de 2010, tornando-se uma associação instituída sob a lei no.1901 apenas em fevereiro de 2011.
Enquanto associação científica, a ADAL tem os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma rede de pesquisadores, que se dedique ao estudo dos discursos políticos da América Latina.
- Partilhar e difundir a informação relativa a esse tema.
- Organizar manifestações científicas a níveis nacional e internacional.
- Promover publicações de livros e revistas.
- Empenhar-se para o conhecimento e o reconhecimento dos trabalhos dos membros da Associação, como também daqueles oriundos dos pesquisadores não-membros que atuam na mesma temática, por meio da implementação de diversos projetos.
Os dirigentes da Associação ADAL são :
- Presidente: Morgan DONOT, doutora em Ciências Políticas, no Instituto de Altos Estudos da América Latina, Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, CREDA.
- Vice-presidente: Eglantine SAMOUTH, professora pesquisadora em Estudos Hispânicos – Universidade de la Reunion/DIRE.
- Vice-presidente: Henry HERNÁNDEZ BAYTER, docente investigador en Estudios Hispánicos – Universidad Lille 3 – Charles de Gaulle/STL, UMR8163..
- Tesoureira : Ailin NACUCCHIO, doutoranda em Ciências da Linguagem – Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle/CLESTHIA.
- Secretária : Yeny SERRANO, professora pesquisadora em Ciências da Comunicação e Mídia – Universidade de Estrasburgo.
- Oficial de comunicações:
Claudio RAMÍREZ, doutorando – Universidade Católica de Lovaína (K.U.Leuven).
Andrés CARVAJALINO, linguista-web master de la Universidade de Ginebra. - Responsável pelas relações internacionais: Pablo SEGOVIA LACOSTE, professor pesquisador em Ciências da Linguagem – Universidade de Concepción.
Estatutos (en francês): aqui.